encontro.ppgfsc@contato.ufsc.br

Minicurso VI: Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira e suas potencialidades

Minicurso ministrado pelo Prof. Dr. Thiago José de Almeida Mori do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Resumo: A construção do acelerador de elétrons UVX, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), foi um marco no desenvolvimento científico e tecnológico do país, viabilizando pesquisas de ponta em áreas como nanotecnologia, biotecnologia, farmacologia, agricultura, energias alternativas, entre outras. Recentemente, buscando uma maior competividade a nível internacional, o LNLS iniciou o projeto de uma nova fonte. Nomeado Sirius, o novo acelerador será um dos pioneiros da chamada quarta geração, portanto, será um dos mais avançados do mundo. No momento de sua inauguração, o Sirius será a fonte de luz com o maior brilho, menor emitância, e maior coerência do mundo. Estas características proporcionarão o desenvolvimento de técnicas de espectroscopia, espalhamento e microscopia por raios-x, com resoluções que atualmente não são possíveis nem nos mais modernos laboratórios do mundo.

Este mini-curso apresentará uma introdução a luz síncrotron e a diversas técnicas que estarão disponíveis no Sirius, abrangendo conceitos básicos e também exemplos avançados de caracterização de materiais. Além disso, serão apresentados detalhes do LNLS e do Projeto Sirius.