encontro.ppgfsc@contato.ufsc.br

Minicurso II: Dispositivos Fotovoltaicos Orgânicos

Minicurso ministrado pelo Prof. Douglas José Coutinho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo – PR

Resumo: Um dos grandes desafios da sociedade moderna é atingir o desenvolvimento econômico e social, porém, de maneira sustentável. Esse desafio ganha ainda mais relevância quando levamos em conta as previsões de crescimento populacional e do consumo. A energia, assim como a água e comida, é considerada um dos tripés do desenvolvimento econômico e social. No entanto, nosso planeta não comporta mais fontes de energia que não seja limpa e renovável. A energia solar é uma tecnologia que atende exatamente os requisitos mencionados, sendo o Brasil um grande potencial nesse quesito devido suas características geográficas. A energia solar pode ser aproveitada basicamente de duas maneiras: através do aquecimento da água via painéis acoplados a um sistema hidráulico; e pela conversão direta em eletricidade, utilizando os painéis fotovoltaicos. Os dispositivos fotovoltaicos orgânicos têm ganhado notoriedade recentemente, devido características como: baixo custo de produção, leveza, transparência, flexibilidade, entre outros. Nesse minicurso, iremos tratar do princípio de funcionamento desses dispositivos, propriedades e caracterizações optoeletrônicas de materiais orgânicos, avanços recentes desta tecnologia e desafios que ainda permanecem nesse campo.