II Encontro da Pós-Graduação
em FÃsica e Astronomia da UFSC
Dias 5 a 9 de Maio de 2014.
Lista dos tutoriais disponÃvels. Inscreva-se pelo menu da direita.
O objetivo deste seminário é mostrar como, a partir da estrutura de causalidade do espaço-tempo da Relatividade Espacial, surgem as interações do tipo Yang-Mills e se resolve o problema da blindagem das mesmas.
Estendendo-se maximamente as simetrias compatÃveis com os cones -de-luz, o que nos leva à simetria conforme, compreende-se que o próprio espaço-tempo de Minkowski é simplesmente a fronteira de um espaço-tempo 5-dimensional onde domina a interação gravitacional.
Com estes elementos, estaremos aptos a compreender como a natureza relativÃstica de nosso espaço-tempo traz, implÃcita em sua estrutura causal, a Supersimetria. Como esta se revela nas escalas dos aceleradores e como poderá ser eventualmente detectada nos experimentos do LHC é uma questão em franco desenvolvimento.
O que define um sistema fÃsico como clássico ou quântico? Abordaremos essa questão através da quantificação de não-classicalidade em sistemas bipartidos baseada no conceito de discórdia quântica. Motivaremos intuitivamente a ideia de discórdia em estados quânticos e apresentaremos estratégias concretas para determiná-la em sistemas simples de pares de q-bits (sistemas quânticos de dois nÃveis como, por exemplo, partÃculas de spin-1/2). Analisaremos também como a presença da discórdia quântica pode quantificar vantagens em protocolos baseados em informação quântica, bem como sua generalização para sistemas multipartidos e sua definição geométrica.