Mecânica Quântica e Fronteiras da FÃsica da Informação
Marcelo Sarandy
Será apresentada uma introdução à fÃsica da informação quântica, discutindo-se algumas consequências da codificação e manipulação da informação em sistemas microscópicos. Em particular, descreveremos de modo simples protocolos tais como o teletransporte e a criptografia quântica, bem como as vantagens e desafios do processamento de informação através de computadores quânticos. Nesse contexto, analisaremos aspectos do estado atual da pesquisa nessa área, com ênfase nos recursos quânticos, como emaranhamento e outras correlações não-clássicas, necessários para a realização de tarefas baseadas em informação quântica.
Onde realmente está a Supersimetria: na estrutura causal do espaço-tempo ou na revelação de parceiros supersimétricos?
José Abdalla Helayël-Neto
A proposta deste seminário é colocar em evidência a manifestação da Supersimetria (SUSY) na estrutura causal do espaço-tempo de Minkowski e em representações particulares do Grupo de Lorentz. Tornando manifesta a forte conexão entre a invariância conforme e a SUSY, procuraremos discutir detalhadamente o seu papel a altas energias, os mecanismos que a comunicam à s energias acessÃveis e qual o seu status após os 3 primeiros anos de operação do LHC. A questão central a ser atacada é se a SUSY sobreviveria, ou não, à ausência dos parceiros supersimétricos dos presentes aceleradores.
A fÃsica no Brasil: breve histórico, perspectivas e desafios
Sergio Machado Rezende
Todos os paÃses que possuem uma economia forte têm um sistema produtivo vigoroso e que se mantém competitivo graças à s suas atividades de inovação que são apoiadas por um sólido sistema de formação de recursos humanos e de pesquisa cientÃfica e tecnológica. Até a década de 1960 o Brasil tinha pouquÃssimos cientistas e pesquisadores, não havia regime de tempo integral para docentes nem ambiente de pesquisa nas universidades. Também não havia engenheiros ou especialistas em setores básicos da indústria, nosso parque industrial era incipiente e não existia cultura de inovação nas empresas. Na palestra serão apresentados os fatos que levaram a uma mudança completa neste cenário nas últimas quatro décadas. Serão abordados aspectos históricos e geopolÃticos da ciência e tecnologia no mundo e uma breve história da ciência no Brasil contextualizando o grande progresso feito nas últimas décadas e os desafios que deverão ser enfrentados no PaÃs no século XXI.
Estrelas Anãs Brancas: ferramentas para estudar fÃsica e o Universo
Kepler Oliveira
As estrelas anãs brancas são o estágio final da evolução da maioria das estrelas, e do Sol, e com o estudo de sua sismologia podemos estudar fÃsica de altas densidades e temperaturas e até mesmo medir a idade do Universo.
Novidades sobre os estados exóticos do charmonium e bottomonium
Marina Nielsen
As ressonâncias do tipo do charmonium, X, Y e Z, observadas nos últimos anos pelas colaboracões Belle, BaBar e BESIII, e as ressonâncias X_b e Y_b, do tipo do bottomonium, tambem observadas recentemente pela Belle, fornecem um desafio ao nosso entendimento da QCD. Todas essas ressonâncias decaem em estados finais que contem um par c\bar{c} ou b\bar{b}. Portanto elas possuem esses pares como seus quarks constituintes. Entretanto, suas massas e larguras de decaimento não estão de acordo com as predicões, baseadas em modelos de quarks, para os estados do charmonium e bottomonium. Assim, essas ressonâncias se apresentam como candidatas a estados exóticos. Eu discuto alguns resultados recentes na espectroscopia desses estados, e algumas interpretacões teóricas para eles.
Estrelas de nêutrons: O que sabemos? Observação vs Teoria
Luiz Laercio Lopes; Debora P. Menezes
Neste trabalho iremos fazer um breve apanhado dos principais ponto da história das estrelas de nêutrons tanto no campo observacional como na descrição teórica.
Por fim, iremos descrever as recentes evoluções em ambos os aspectos e os desafios ainda em aberto.
Quantum dynamical simulations of light induced charge and energy transfer in natural and artificial systems
Cristián G. Sánchez
Using time dependent self-consistent tight binding methods developed in my group we have managed to simulate a variety of time dependent phenomena in induced by laser illumination in several important systems. In this talk I will focus on presenting results on atomistic simulations of energy transfer in photosynthetic antenna complexes, and light induced charge transfer processes in dye semiconductor nanoparticle and dye perylene diimide complexes.
Complex Networks
Massimo Ostilli
In the last 15 years we have assisted to an impressive growing interest in the young science of complex networks. Complex networks nowadays provide a key tool in any pure or applied science. In this seminar I will give a short introduction to Complex Networks by using simple arguments of probability and statistical mechanics.
FÃsica das Moléculas em SuperfÃcies
André Avelino Pasa
Moléculas foram colocadas em superfÃcies e estudadas com técnicas de resolução atômica para a descrição de ilhas de molécula única e a formação de recobrimentos moleculares. As moléculas em superfÃcies foram também descritas teoricamente por cálculos de primeiros princÃpios, teoria do funcional de densidade, e consideradas para aplicações em biossensores, catálise e eletrônica molecular.
Impacto de eventos climáticos extremos em biomas tropicais da América do Sul
Marina Hirota
Atualmente, ecossistemas terrestres têm sofrido perturbações climáticas e antropogênicas sem precedentes, que podem fazer com que esses sistemas sofram modificações em suas fisionomias, estruturas e funcionamento. Uma das hipóteses sugere que essas novas configurações seriam estados de equilÃbrios alternativos de sistemas vegetação-atmosfera, disparados caso limiares crÃticos (ou pontos de transição) fossem atingidos. Nesse contexto, o seminário versará sobre a combinação do conhecimento de sistemas vegetação-clima e da teoria de sistemas dinâmicos complexos, como uma forma de preencher os espaços vazios da avaliação de transições, transientes e estados alternativos de ecossistemas sob cenários iminentes de mudanças climáticas e de uso da terra.